Com praias maravilhosas e uma natureza exuberante, o território brasileiro é repleto de belezas naturais para viajar em família

Aproveitar as férias, um feriado ou um final de semana para viajar em família é maravilhoso, ainda quando temos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as paisagens do país em que vivemos.

Relacionado: Mala de Viagem

Os melhores destinos no Brasil para viajar em família

Petar

Localizado no Alto Ribeira, a reserva florestal Petar é cercada por uma diversificada Mata Atlântica em todos os lados. Conhecido por suas trilhas e cavernas, o parque possui roteiros voltados a quem busca passear com crianças e, também, a quem procura por algo mais radical.

Além da paisagem, uma viagem em família ao Petar proporciona a oportunidade de vivenciar e aprender mais sobre a vegetação e a fauna, ajudando as crianças, inclusive, no aprendizado de matérias como biologia, geografia e história.

Alguns dos passeios alternativos ao Petar que você pode fazer durante a sua visita são o Boia Cross e a visita às aldeias quilombolas.

No passeio de Boia Cross, localizado em Iporanga/SP, você e sua família poderão descer rios sobre a boia, com toda a segurança e o acompanhamento de guias.

Já no passeio aos quilombos, vocês conhecerão as aldeias, igrejas e costumes das comunidades quilombolas tanto citadas nos livros de história.

Bonito

As belas praias de Bonito não poderiam ficar de fora da nossa seleção pra aproveitar a natureza e curtir a viagem em família. Com águas cristalinas, a cidade, localizada no estado do Mato Grosso do Sul, conta com atrações como mergulho, flutuação, cavalgada, caminhada, rapel e muitas outras atividades para aproveitar durante sua estadia. Bonito também tem opções de passeios como de Boia Cross e Bote, que percorrem os cerca de 1200m do Rio Formoso.

A cidade conta também com roteiros de passeios a rios e lagoas, trilhas para grutas e mergulhos em aquários naturais. O aquário natural mais visitado e ideal para quem está em uma viagem em família, é feito no Rio Baía Bonita, sendo a opção ideal para quem nunca fez mergulho ou flutuação. Neste passeio, o guia ensina como utilizar o equipamento e realiza um rápido treinamento na piscina antes de entrar no aquário natural.

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu está localizada na divisa entre Brasil, Paraguai e Argentina. As cataratas do Iguaçu são de uma grandiosidade e beleza inimagináveis. Com uma vazão média de mais de 1,5 mil m³ por segundo, podendo chegar até 8,5 mil m³ por segundo na primavera e no verão, chega a ser impressionante a força das águas. Por estar localizada na fronteira, você pode contratar passeios à Argentina e ao Paraguai.

Também é possível visitar a usina de Itaipu, no entanto, é necessário ter no mínimo 14 anos para este passeio, por isso, se você vai visitar a cidade com crianças mais novas, você pode trocar o este destino pelo Parque das Aves, onde seus filhos poderão ver de perto animais como o tucano.