00002933b

A joanete, como é popularmente conhecida, é um desvio ósseo causado pelo excesso de peso, desvio congênito ou uso inadequado de calçados com saltos finos e pontas estreitas, que projetam o peso corporal para os dedos. A dor e o incômodo são agudos e os tratamentos convencionais impedem a progressão do problema, mas não o curam o, sendo necessária a intervenção cirúrgica. O tempo contribui para que a lesão atinja os outros dedos, por isso é essencial procurar um profissional adequado para solucionar o problema o quanto antes. Neste ponto a escolha do profissional é muito importante, devendo-se optar por um especialista em ortopedia e cirurgia do pé.

 

Não há necessidade de internação

Através de uma pequena incisão na região, realizada sob anestesia local com sedação, o cirurgião faz uma raspagem na protuberância óssea e cartilaginosa que deformou os pés. A cicatriz é fina e fica escondida na parte interna dos pés.

 

Pós-operatório

Após a intervenção será necessário evitar sapatos de salto alto, apertados e com bico fino. Na primeira semana aconselha-se o uso de sandálias baixas e abertas. Os pontos são retirados em dez dias.

 

A mudança de hábitos inadequados é essencial, pois a persistência criará um novo joanete.


68 comentários

  1. Equipe Fique Linda

    Joseane,

    Como você pretende operar, tire todas as suas dúvidas com o profissional de sua confiança que irá realizar o procedimento.

  2. Silvia

    Alguém pode me indicar um cirurgião para este procedimento. Tem idéia de quanto custa esta cirurgia? A tempos procuro e não encontro.
    Obrigada

  3. Elisandra

    Alguém pode me indicar um cirurgião para este procedimento em POA/RS ? Tem idéia de quanto custa esta cirurgia? A tempos procuro e não encontro.
    Obrigada

  4. Jenniffer

    Tenho 18 anos e tenho joanete nos 2 pes isso me incomoda muito e morro de vergonha nunca uso chinelo so sapatos fechado ou tenis, nunca fui de usar sapato fechado ou salto e genetica pois o meu pai tem e eu criei tambem a minha e bem maior q a dela odeio o meu pe se eu pudesse viveria de meia.
    Oque vcs me sugerem faço uma cirurgia enquanto sou nova ?como funciona a cirurgia ? consigo operar os 2 pes de uma vez quanto tempo dura o pos operatorio??
    Tem uma outra maneira de cirurgia sem ser a de corte ??]
    Obrigada aguardo resposta.

  5. Fique Linda

    Prezada Jennifer,

    As especificações do procedimento estão descritas na matéria, entretanto, recomendo que você faça uma consulta com um cirurgião plástico, só ele poderá dizer se o procedimento é ou não indicado ao seu caso.

    Abraços,
    Fique Linda

  6. sueli Gomes Cordeiro

    Fiz a cirurgia, e já estou a 2 (dois)meses usando bota robocop. Ainda estou usando muleta, duas aliás. O médico disse que na radiografia, acusou que um parafuso soltou. Porisso recomendou mais cuidados. Mas sinto ainda muita sensibilidadade no local da cirurgia, embora que por fora já ficou boa. esta semana, vou ao médico, e não sei se ele vai me liberar da muleta, pelo menos de uma. È uma cirurgia muito cansativa, não posso ficar sem colocar o pé para cima, pois incha tanto, que tenho que tirar a bota. Talvez segundo meu ortopedista, eu precise retirar o parafuso, caso ele me incomode.É assim mesmo?

  7. Fique Linda

    Prezada Sueli,

    Caso você tenha dúvidas quanto o procedimento ou recuperação, recomendo que você procure a opinião de um segundo especialista.

    Abraços,
    Fique Linda

  8. Fique Linda

    Prezada Marilene,

    Infelizmente não possuímos esta informação, sugiro que realize uma pesquisa num site de busca, ou procure um profisional especialista em acupuntura para solucionar sua dúvida.

    Abraços,
    Fique Linda

  9. Alessa

    Tenho 27 anos e tenho joanete nos dois pes, moro no interior de Sp e aqui nao tem nenhum medico especialista em cirurgiina de pe. Alguem pode me indicar uma clinica especialista nessa cirurgia em Campinas-SP?

  10. Fique Linda

    Prezada Alessa,

    Infelizmente não podemos indicar profissionais ou clínicas. Entretanto, sugiro que faça uma pesquisa num site de busca sobre o assunto procurado.

    Abraços,
    Fique Linda

  11. narayane

    Oie tenho 20 anos e tenho joanete no pé esquerdo ,ja esta bem grande e feio…Quero saber se do jeito i ele esta da pra eu operar e se nao corro o risco d ficar sem andar?!? Bjo e obrigada

  12. Fique Linda

    Prezada Narayane,

    Recomendo que você faça uma consulta com um cirurgião plástico, só ele poderá dizer se o procedimento é ou não indicado ao seu caso.

    Abraços,
    Fique Linda

  13. josefina

    estou no quinto dia que fiz acirurgia por um ortopedita pelo sus, correu tudo bem estou fazendo or epouso de molho com as pernas pra cima não pode relar os pés nochão qdo fico sozinha vou ao banheiro gatinhando que nem nenem

  14. maria

    Recomendo a todas voces q pretendem fazer cirurgia de joanetes o Dr.Bernard Meyer em Porto Alegre (51-3330-3400) ele utiliza uma nova técnica chamada de ” cirurgia percutânea miniinvasiva”, com apenas 3 furinhos e uma broca com bisturi, o osso é triturado e aspirado, em seguida realinha os dedos. Fiz a cirurgia em nov./2008, caminhei no dia seguinte e em 15 dias estavam trabalhando, foi um sucesso!!!

  15. david augusto

    tem algum estilo de sapato q eu use pra tirar essa azeitona eu doeio isso meu sapato fica com 1 caroço do lado e eu morro de vergonha

  16. Fique Linda

    Prezado David,

    Sugiro que você procure um médico especialista em cirurgia nos pés para auxiliá-lo.

    Abraços,
    Fique Linda

  17. Francisca

    tenho joanetes esta horrivel, pois naum fico e chinelos e na praia quando fico sem chinelo morro de vergonha pois so tiro fotos sem mostrar os pes. ja procurei um ortopedista pois ele naum falou em hipotese alguma em fazer cirurgia pois gostaria de fazer e alem do mais sinto dores imensas.

  18. Fique Linda

    Prezada Francisca,

    Sugiro que passe pela consulta de um novo ortopedista e pergunte sobre a possibilidade se submenter a cirurgia.

    Abraços,
    Fique Linda

  19. Samara

    Tenho 15 anos, e tenho joanetes nos dois pés. Fora a vergonha que eu sinto por ter-las, ainda tem o caso de encontrar sandálias ou chinelos que as escondam, ou pelo menos disfarce. Mas o pior é que dói muito, e quando elas doem, e eu percebo que elas crescem.
    Tenho muita vontade de operar, por isso sempre pesquiso sobre o assunto, mas o que eu nunca encontro é quanto custa a operação, alguém pode me informar, quanto custa em média essa cirurgia?

  20. amanda freitas

    tenho joanetes desde os 12 anos de idade, e só quem tem para saber realmente o que é tê-los, estou querendo operar pois tenho 17 anos e minhas joanetes me incomodam muito, se não fosse a dor eu nem operava, pois a decisão da cirurgia é muito importante, por hora só estou me informando, mas gostaria de saber os tipos de cirurgia que existem

  21. Clarice 27de 04- 2010

    Tenho dois ainda não tão avantajados mas doe muito, não encontro nenhum calçado confortavel, mesmo comprando um numero maior não ajuda ,Estou lendo os depoimentos para tomar coragem e operar. Ja consultei o especialista ele me sugeriu a tecnica percutânia, falou que a recuperação é mais rapida menos dolorida etc. Mas é caro mesmo tendo plano de saude, tem um adicional que o cirurgião cobra por fora. Eele recomenda fazer um pé depos quando estiver bom fazer o outro.A nossa amiga Maria, gostaria de saber se ela fez um ou os dois pés de uma vez . agradeço se puderem mu ajudar.

  22. APARECIDA SILVA

    OLHA EU ACABEI DE FAZER A CIRURGIA DE JOANETE.EU TENHO JOANETES NOS DOIS PES .E SINTO MUITA DOR..EU TRABALHO COMO ENCARREGADA,E MEU TRABLHO EXIGE MUITO DE ANDAR ,E OS JOANETES ME INCOMODA MUITO .TODOS OS DIAS EU CHEGO EM CASA COM OS JONETES VERMELHOS DOENDO DE MAIS.PASSEI NO ORTOPEDISTA,ME DEU UM RAIO X PRA FAZER,E FOI AI QUE ELE ME FEZ A CIRURGIA DO PE DIREITO,O ANO QUE VEM FAREI DO PE ESQUERDO..MAIS EU POSSO DIZER QUE EU PENSAVA QUE SERIA BEM PIOR A CIRURGIA ..SO NOS PRIMEIROS 10 DIAS QUE TEM QUE ANDAR COM SA DUAS MULETAS .VC NÃO PODE COLOCAR OS PES OPERADO NO CHÃO.

  23. Luzielma

    Tenho 18 Anos,quando eu era mais nova tinha nos dois pes,mais agora so tenho de um,eu usava muito sapato fechado,que no pe direito vou embora.Rs* mais no esquerdo tenho ate hoje, Queria sabe se existe algum tratamento sem se cirugia?
    Agradeço já pela atenção.

  24. rosangela coelho

    Eu gostaria muito muito de saber se doi operar o joanete, eu tenho nos dois pes e doi muito tenho muita vergonha adoro sandalias de tiras e nao uso porque fica aqueles ossos pra fora e eu acho muito feio…e tenho medo de cirurgia mais gostaria de fazer.sera que voce pode me ajudar.obrigado

  25. delise

    Fazem 5 dias que estou de repouso.Hoje fui fazer o primeiro curativo no hospital.Estou caminhando o minimo possivel da cama para o banheiro.(COM OS CALCANHARES E COM OS PES DE LADO)Olhei os cortes e realmente espero que as cicatrizes fiquem passiveis de encarrar..pq o que importa é que os dedos e a joanere não doa mais.fiz a cirurgia em Chapecó- Santa Catarina com o dr Frigerri.Optei por esse profissional pq vi que uma amiga fez e ficou excelente.O preço não sei pq fiz pela unimed do Estado,pq sou funcionária pública.A TÉ AGORA NÃO SENTI DOR NENHUMA.

  26. Edivânia

    Tenho 44 anos gastaria de saber se posso fazer uma cirurgia é meu sonho ficar com os pés lindos
    gosto de usar sandália mostrando todo o pé , más evito de usar porque tenho vergonha
    as pessoas gosta muito de olhar nós pés principlamente homens.
    eu ptendo fazer agora em 2011.
    Más vou ver se consigo essa cirurgia pelo SUS. Obrigada
    me responda por favor.

  27. rafael

    pra que essa merda de site se vcs nao respondem a nenhuma pergunta? sempre mandam procurar um medico! tomar no cu, ninguem quer gastar dinheiro com filho da puta de medico, se nao ja teria ido no medico e nao taria fazendo pergunta nessa merda de site!

  28. cristiane aparecida teixeira

    vou fazer cirurgia da joanete no dia 12/01 gostaria de saber quais são os riscos da cirurgia e se doi muito depois e porque preciso ficar sem por os pes no chão por 12 dias!!!!!!!!!!!!

  29. VANIA

    Fiz minha ciirurgia dos dois pés…. há 15 dias, tenho muitas duvidas, qto a tecnica utilizada, pois alem de ter quebrado os ossos dos meus dois dedos(dedões) estou ainda com pontos, gesso e um pino que segundo meu medico ficará por 90 dias.
    Acontece que nesse site não vi respostas que auxiliem ninguem. Esperava mais.

  30. Maria Madalena

    Tenho 53 anos,toda essa idade com muita vergonha de mostrar meu pé mas não tem jeito fazer o q, sem condições de fazer uma cirurgia será q ainda tem jeito?Sou viuva a 12 anos e preciso encontrar ALGUEM, para isso tenho q acerta o pé. grata Maria

  31. Edivania

    Tenho Joanetes nos 2 pés quero operar mais tenho medo da recuperação, ou não devo ter,
    já estou com 45 anos isso piora em alguma cois ou não?
    pretendo operar esse ano ainda. O que me responde?

  32. RenataITJ

    Olá…. tenho joanete nos dois pés… e ouvi muitos comentários sobre a cirurgia dizendo que quem fez, acaba a joanete voltando um dia e sente dores pelo resto da vida. É verdade isto?

  33. gisela

    é necessário eliminar os mitos de que dói, de que a cicatriz dói ad eternum, de que o pós-operatório é atroz!!!!!!!!!! já fiz e indico a todos que precisem, façam o quanto antes e aproveitem o prazer de caminhar sem dor o mais rápido possível!!!!!! não deixem para amanhã pq é simples, dói pouquíssimo e pode-se caminhar com o calcanhar no primeiro dia, eu saí de taxi do hospital, sozinha e fui para casa sem auxílio. Conselho de quem fez e anda muito sem dor !!!!!!

  34. silvana sanches domingues souza

    preciso operar os dois pés gostaria de saber o tempo de recuperação ápos a cirurgia e qual métado mais avançado e técnica melhor para está cirurgia

  35. EVANGELIA COUTRACOS FONSECA.

    TENHO, QUE OPERAR E VEJO OS COMENTARIO E COMBLICADO.TEM QUE SER MUITO VAIDOZA OU DOI MUITO.

  36. vania

    Fiz e aconselho….nada de ter medo, após a cirurgia não senti uma dor sequer, até o analgésico que o médico passou caso incodasse, nem comprei e o meu não foi apenas o joanete teve o alinhamento de dois dedos e estou ótima.

  37. Tamires an

    Fiz a cirurgia nos dois pés faz um mês. A dor não é o que mais me incomoda, o pior é depender dos outros para fazer tudo…. estou uzando a sapatilha de baruk, mas assim mesmo é preciso ter cuidado e andar pouco, senão o pé dói muito no final do dia.
    Meus pés ficaram retinhos, sem os joanetes, mais não vale a pena fazer a cirurgia por motivos estéticos, é um preço bem alto, só fiz pq me incomodavam mt, e para terem uma idéia, minha mãe, minha cunhada e meu namorado estão me ajudando…
    Um dos pés tem um ferrinho q fica pra fora do dedo aparecendo, foram dois métodos diferentes, esse é o que mais me incomoda! Leva 45 dias para tirar, estarei tirando nos próximos dias…

    Ah! e preparem-se para contar N vezes a “história da joanetes” pq todo mundo fica curioso e pergunta!

    Bjus ;*

  38. MARIA HELENA

    NUMA CIRURGIA DE JOANETE , GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO LEVA A RECUPERAÇÃO , O MEU ORTOPEDISTA INDICOU A CIRURGIA . DESDE JÁ MUITO OBRIGADA .

  39. nailma

    Tenho juante,preciso operar mas preciso saber se em 20 dias estarei pronta pra voltar ao trabalho.Pois trabalho como caixa.as vezes sentada e muitas vezes em pé.
    se alguém tivar uma resposta pra mim me envie um e-mail.
    nailmajp@gmail.com

  40. Julia Dantts

    Vou operar nos EUA, pq la amedicina eh mais adiantada, mas queria saber se aqui no brasil, nao tem profissionais bons e em hospitais otimos, de preferencia particulares, dinheiro nao eh problema……

  41. Lauzamar dos Santos

    Pretendo fazer cirurgia de joanete , tenho 51anos, gostaria de saber se uns quinze dias de repouso já dá para caminhar

  42. FLAVIANA FERREIRA DE LIMA

    TENHO 27 ANOS, E SONHO EM FAZER A CIRURGIA, GOSTARIA DE SABER QUANTOS MESES LEVA PARA EU ME RECUPERAR TOTALMENTE, POIS TRABALHO E NÃO POSSO FICAR MUITO TEMPO AUSENTE.
    O MEU JÁ ESTÁ NUM GRAU BEM AVANÇADO.
    ALGUÉM PODE INDICAR UM MÉDICO QUE FAZ ESSE TIPO DE CIRURGIA AQUI NO DF?

  43. aparecida de fatima

    Bem eu fiz cirurgia de joanete há dois anos e foi colocado quatro parafusos,mas eles me encomodam tanto todos os tipos de sapatos pegam emcima dele quero saber se existe a possibilidade de retiralos.

  44. Bruna Arielly

    tenho 39 anos e 40 dias fiz uma cirurgia da joanete no pé esquerdo e gostaria que alguem me enforma-se se para fazer a cirurgia precisa quebrar o dedo???? por que o médico que me operou quebrou meu dedo!!!

  45. Thatieny

    Tenho 11 anos e já tenho joanete nos dois pés ,tenho muitas dores ,médicos que avaliaram meus pés já falaram que é cirurgico ,faço 12 anos em maio ,eu já posso fazer essa cirurgia ,pois não aguento mas de tantas dores ?

  46. stenio

    Após a cirurgia de joanete e depois de cicratizado, é possivel voltar a praticar esporte, tipo correr com calçado, chutar bola, tudo isso sem sentir dores na região do dedão em que havia a joanete?

  47. stenio

    Gostaria de saber se após a cirurgia de joanete e depois de cicatrizado, é possivel voltar a praticar esporte, tipo correr com calçado, chutar bola, tudo isso sem sentir dores na região do dedão, em que havia a joanete?

  48. silvane reis

    sinto muitas dores no meu pé devido ao joanete, e agora ta crescendo um no outro pé, queria saber como faço para fazer uma cirurgia?

  49. silvane reis

    como faço para fazer uma cirurgia no meu joanete ele doi muito, nao consigo usar salto, nem tenis, só chinelo, meeu´pé é feio, estou muito triste tenho vergonha. euqueria saber se posso fazer uma cirurgia, e como funciona?

  50. TELMA ANTUNES

    TENHO 6 ANOS Q FIZ CIRURGIA NOS 2 PÉS DE JOANETES. DOEM ATE HJ. PRINCIPALMENTE SE CALÇO SAPATO FECHADO OU QDO O TEMPO ESFRIA MTO. AGORA MSM UM DOS PÉS TA DOENDO MTO. N AGUENTO FAZER NEM CAMINHADA. Q DEVO FAZER?
    AGRADEÇO.

  51. LAU

    FIZ CIRURGIA NO DIA 26 DE ABRIL COM O DR. BERNARD EM PORTO ALEGRE E ESTOUU SUPER BEM. NÃO ME ARREPENDI. A GENTE CAMINHA E SAI DO HOSPITAL NO MESMO DIA . RECOMENDO ELE É MUITO BOM MEDICO NÃO TIVE DOR. VALE A PENA. PARA QUEM QUISER O TELEFONE DO CONSULT´RIO É; 51- 3330-3400

  52. Celina

    Oi, eu tenho 18 anos, sou magrinha e tenho Joanete nos dois pés, elas doem muito, estou pensando em fazer a cirurgia, mais me disseram que dói muito depois da operação, é verdade? Obrigado!

  53. Isvaldete

    Fiz a cirurgia de Joanete no dia 06/09, a minha esta perfeita. Ainda ando com a sandalia, e vamos aguardar os resultados.. Desde que operei não doeu nadinha…

  54. jessica calegarini

    gostaria de saber se a juanete ki tenho é grave?pq nao posso andar de salto alto ki doi muito!!!entao queria saber se é posivel operar?pq mesmo
    de tenis sinto dor nos pes….entao se mulher de 20anos ou 21ki é minha idade..pode opera sem ter ki ter medo dela voltar..?ou seja se pode operar neta idade..?

  55. robertamaldonado

    operei e nem acreditei pois todos dizem……………. essa cirurgia doi de mais, nao achei esta sossegado hoje faz 3 dias que operei e ja estou andando, o meu medico colocou um parafuso para ajudar na volta do dedao ta tranwuilo quem precisar faça recomendo…………..

  56. JADIMEIRE DUARTE DOS SANTOS

    TENHO JOANETE NOS DOIS PES DOI DEMAIS FICO QUERENDO SABER O TEMPO DE RECUPERAÇÃO QUE TEM QUE PASSAR EM REPOUSO POIS MEU PATRÃO É MUITO RIGIDO MAS AS JOANETES ESTAM ME PREJUDICANDO MUITO.O QUE EU DEVO FAZER?

  57. Maria Isabel de Sousa

    Tenho joanete e minha maior dificuldade é na compra d calçados pois nem tod, tem o conforto que é neceário, principalmente eu que trabalho três expediente e em um ambiente que tenho que estar bem vestida , moro em Natal /RN e não sei qual a loja que posso encontrar calçados para este problema que venho enfrentado todos os dias, caso tenham alguma solução eu agradeço em mim ajudar. Fico muito grata

  58. Adilene

    gostaria de saber se tem algum profissional ou clinica que realize essa cirurgia de joanete mininvasiva em Curitiba. obrigada

  59. Vera Lucia

    Sou de Porto Alegre,há 05 meses fiz a cirurgia do joanetes com Dr. Bernard Meyer e fiquei decepcionada.A promessa de voltar as atividades normais em 15 dias não aconteceu. Estou com fraturas em todos os dedos do pé, muita dor e inchaço, o que me impede de trabalhar. Não recebo beneficio do INSS porque já estou aposentada. E pior o Dr. não encontra horário na agenda sequer para olhar meu pé. Muita falta de respeito com paciente que pagou e continua sofrendo mais do que antes sem receber o prometido pelo médico. Não recomento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *