00001204b

Cirurgia da Tireóide

Redacao

A tireóide é uma glândula situada na base do pescoço e tem um papel muito importante na manutenção do peso corporal, do viço da pele e dos cabelos. Além disso, a tireóide também regula todo o metabolismo. Porém, quando a glândula começa a dar sinais de problemas, a harmonia do organismo pode ficar comprometida.

 

É muito comum surgirem nódulos nessa região. São pequenos caroços endurecidos que se formam ao redor da glândula, podendo ou não alterar a sua função, dependendo de sua natureza maligna ou benigna. Felizmente os tumores malignos na tireóide são raros e representam apenas 5% dos diagnósticos de nódulos. Quando detectada a malignidade do nódulo a cura é completa em 90% dos casos. É importante detectar o problema precocemente e realizar os exames necessários.

 

Quando o nódulo é detectado por meio de uma ultra-sonografia do pescoço, o médico vai solicitar a punção do caroço para reconhecer a sua natureza. O exame é simples e é realizado com a introdução de uma agulha fina que retira material para biópsia. Quando o nódulo é benigno, o tratamento normalmente é feito com reposição hormonal e exames de controle semestrais. Caso seja detectada a malignidade, aí é necessária a intervenção cirúrgica.

 

O cirurgião inicia o procedimento retirando uma parte da glândula que vai para biópsia no mesmo momento. A análise do tecido dirá se é necessária a remoção completa da tireóide. Se houver necessidade, a tireóide é completamente removida. A cirurgia é simples e costuma demorar duas horas, em média. No prazo de seis semanas após a cirurgia, o paciente pode ser submetido à iodoterapia, um tratamento que destrói qualquer vestígio de tecido maligno que possa ter restado. O paciente fica internado de dois a quatro dias e a dor no pós-operatório é mínima. A cicatriz na base do pescoço também costuma ser discreta.

 

O retorno às atividades normais acontece em 2 semanas aproximadamente e o paciente pode levar uma vida absolutamente normal. Apenas será necessária a constante reposição hormonal com levotiroxina a fim de repor os hormônios que não serão mais produzidos pela tireóide.

142 comentários

  1. Ana Paula Prevideli

    olá! Boa tarde!
    sou de sorocaba tenho só 16 anos e tenho teriode estou com 10, de teriode, meu rosto é enchado e acho muito feio, meus hormonios estão altos e a minha mestruação não vem a 7 meses… eu gostaria de saber como que faz para fazer uma ciurgia da tireoide.
    gostaria de fazer.
    estou tomando o remédio “Puran T4” mas ainda continuo inchada e minha mestruação não vem… estou fikando gordinha.

    me ajude! por favor.
    obrigada!
    Ana Paula previdelli

  2. Fique Linda

    Ana Paula,
    Muita calma, procure acompanhamento de um ginecologista e um endocrinologista.

    Exponha tudo que está ocorrendo com seu corpo, assim fica mais fácil ao médico ajudar você, caso você necessite de procedimento cirúrgico é ele quem irá recomendar.

  3. fabiana

    Olá e minha dúvida é eu tinha hipertireoidismo, e fiz a cirurgia e tirei tudo mas desde então ainda me sinto cansada e engordei muito de então e não consigo emagrecer,é verdade que não produzo nenhum tipo de hormonio da tireoide t3 nem o t4.por favor me ajude

  4. Marisa

    Olá, meu nome é Marisa, tenho 36 anos, estou com nodulos na Tireóide. São 3 nodulos grandes 1 com 6mm , outro com 21mm e outro com 45mm, já fiz punção aspirativa e graças a Deus, não é maligno, meus exames de taxa hormonal, estão normais, estou amamentando. Sinto cansaço, mas não sei se é pela tireóide ou pelo fato de ter um bebê. Fui a um endocrinologista que disse que nodulo é comum e é só fazer acompanhamento. Fui a um outro que mandou tomar levox para tentar diminuir o nodulo, e também estive em um cirugião de cabeça e pescoço que sugeriu arrancar tudo. Estou numa duvida cruer, alguém pode me ajudar??? Se eu tomar hormonio sintético, não posso fazer com que minha tireóide fique preguiçosa e para de trabalhar??

  5. sonia maria pacheco de paula

    Olá, meu nome é Sonia, fiz a cirurgia e retirei toda a tireoide, hoje estou pesando 50 kg será que vou engordar?

  6. Equipe Fique Linda

    Olá Marisa,

    No seu caso o mais aconselhável é que você procure um endocrifinologista de sua confiança, pois só com um exame detalhado ele poderá lhe dizer qual o melhor tratamento.

  7. Alessandra

    Me chamo Alessandra, fiz esta cirurgia da tireoide e foi retirado 10 nódulo e não tenho mais tireóide visto que foi retirada toda ela, minha cirurgia durou 7 horas. Depois precisei fazer a rádiodoterapia e fique internada duarnte 3 dias. Tomo o remedio PURAN T4. Gostaria de saber mais a respeito desta radiodoterapia ? Já tem 1 ano que fiz esta cirurgia e o meu médico pediu p/ que eu faça novamente um mapeamento ósseo, me pergunto qual é a finalidade ?

  8. marinalva guerra

    fui fazer um exame de utra som da mama e meu medico descobriu um nodulo na tireoide com ja tive e mi curei de cancer de mama
    fiquei assustada e não paro de engordar e meu medico achar quer tenho de opera já fiz biopisia e deu sugestivo de bocio anomatoso e esta mi dando fraqueza no corpo todo tosse irriritante e compresão na cervical min ajude mi digam algh coisa por favor

  9. Cris Morais

    oi, Sou Cris e tenho 22 anos, eu pesava 70kg e não tinha problemas na tireoíde, depois de fazer uma cirurgia de amigalite aguda eu reparei um caroço no pescoço, fiz o exame de pulção e não deu benigno, mais eu durante 1 ano e meio engordei 25kg. O caroço me encomoda e as vezes dá falta de Ar, o que devo fazer, faço exames mensalmente pra saber se a minha tireoíde está estabilizada, mais continuo ganhando peso comendo o mesmo que comia HÁ 1 ano atrás. o que devo fazer?

  10. celina

    há 2 anos fiz uma cirurgia da tireoide, logo na primeira semana após a alta voltei a ser internada com meu corpo todo torto por falta de calcio, gostaria de saber se isto é normal e se alguem ja passou por isto que mande e-mail para mim pois tenho tido muitos problemas como por exemplo fortes dores de cabeça, cansaço e muito nervosa.

  11. Marisa

    Oi Cris, estou com um nodulo no pescoço, e ainda não operei, mas se o seu nódulo é grande, o melhor é operar, você vai ser dependente de hormonio sintético para o resto da vida, mas, pelo menos está livre de algo mais grave, o médico me disse que um nódulo benígno pode se manifestar e transformar-se mais tarde em malígno, se você ainda por cima está engordando as vezes sua função tireoideana, já está abalada, e não está produzindo hormonio suficiente, mesmo assim procure um médico e tire todas as suas dúvidas, foi o que eu fiz e minha opção foi operar, estou apreensiva, mas dos males acho que este é o menor – abraço

  12. Roberto de Pádua

    tenho um primo que esta com a tiroide maligna e vai fazer uma cirugia nesta segunda, gostaria de saber quais as complicacoes que ele pode ter nesta cirurgia.

  13. ana

    Olá gostaria de saber se a cirurgia de tireoide é muito perigosa … tenho 15 anos e tenho problemas de tireoide ! acho que vou precisar fazer a cirurgia e tô com medo, e a recuperação é tranquila ? anesteisa doi muito ? a cirurgia é demorada? Me respondam ! smilies/grin.gif Obrigada !

  14. ana

    Oi,tenho 15 anos e tenho problema de tireoide tomo o puranT4 as minhas taxas hormonais estão normais mais tenho nodulo e a tendencia é ter que fazer a operação! Gostaria de seber:
    – a cirurgia é perigosa ?
    -anestesia doi muito ?
    -a recuperação é tranquila ?
    Me Respondam ! URGENTE ! Obrigada.

  15. Marisa

    Por favor me esclareçam alguém? eu fiz uma cirurgia de tireoide parcial, o nodulo é mergulhante e esta indo para o torax, que foi feito tb uma incisão abaixo do seio direito, so que depois dessa cirurgia eu sinto muitas dores de cabeça, nas costas, tonteiras, fraquesas em todo o corpo, continuo engordando, apesar de passar dias sem comer, muito nervosa…. poderiam me orientar por favor? obrigada.

  16. fernanda conceição santos

    Boa tarde
    Tenho um nodulo na tireoide ja fiz punção e nao foi diagnosticado se é begnino ou maligno, a cirurgia de cabeça e pescoço que me atendeu me aconcelhou a retirada total da tireoide, eu estou com duvidas e com medo, gostaria que me respondesse se devo procurar uma segunda opnião já que também tem-se o risco de rouquidão.

  17. tamiris

    Eu tenho tireóide a 9 anos nunca me operei mas tenho um nódulo de 6,0cm e me pergunto se pode aumentar se caso ocorrer eu terei que operar ou tem um tratamento a base de remédios …

  18. Gecilene

    Passei 2 anos doente com muitos sintomas e médico nenhum descobria o que eu tinha, at´´e chegar numa médica que me aliviou ao descobrir que eu estava com hipertireoidismo, então me tratei apenas com medicamentos. Mas alguns anos depois apareceu 2 cistos e 2 nódulos e tive que fazer a cirurgia. Hoje tomo Syntroid 100 mcg, que foi a dose recomendada pelo médico, mais que isso eu me sinto muito mal, mas sempre me sinto muito cansada depois de qualquer atividade física que requer algum esforço maior, principalmente quando tenho relação sexual ou quando caminho muito. Às vezes, com a mudança da caixa do remédio, algumas delas parecem alterar meu organismo durante o mês inteiro até acabar e sinto a temperatura aumentada e confusão mental, tremores, além disso, minha menstruação nunca regularizou… Gostaria de saber se isso é normal ou o que pode ser considerado normal em quem já fez esse tipo de tratamento, visto que sempre que faço exames apresentam resultados normais …Obrigada!

  19. Gecilene

    Passei 2 anos doente com muitos sintomas e médico nenhum descobria o que eu tinha, at´´e chegar numa médica que me aliviou ao descobrir que eu estava com hipertireoidismo, então me tratei apenas com medicamentos. Mas alguns anos depois apareceu 2 cistos e 2 nódulos e tive que fazer a cirurgia. Hoje tomo Syntroid 100 mcg, que foi a dose recomendada pelo médico, mais que isso eu me sinto muito mal, mas sempre me sinto muito cansada depois de qualquer atividade física que requer algum esforço maior, principalmente quando tenho relação sexual ou quando caminho muito. Às vezes, com a mudança da caixa do remédio, algumas delas parecem alterar meu organismo durante o mês inteiro até acabar e sinto a temperatura aumentada e confusão mental, tremores, além disso, minha menstruação nunca regularizou… Gostaria de saber se isso é normal ou o que pode ser considerado normal em quem já fez esse tipo de tratamento, visto que sempre que faço exames apresentam resultados normais …Obrigada!

  20. manuela

    apareceu um caroço no meu percoço fiz uma utrasonografia e deu tireoide e tou com medo oq sera q vai acontecer de hj por diante??? terei q operar eu ñ quero..
    respondam por favorrrr me ajudemm

  21. Miriam

    OLa Marisa, Não se desespere, antes de você decidir o que fazer, procure adquirir confiança no seu médico. Podendo ser o endocrinologista, que te dará as primeiras orientações. Ele saberá quando é necessario a cirurgia, isto se você fez todos os exames,como utrasonografia e punlsão. Caso ja tenha feito uma punlsão mais de ano procure fazer outra e siga a orientação do seu médico. Caso ele lhe indicar um cirurgião não vacile. A cirurgia é simples e de rápida recuperação. Tenho amigas que fizeram tratamento por vários anos e não foi necessario cirurgia, outras tiveram que se submeter. O sucesso esta na brevidade da cirurgia se necessario. Abraços e boa sorte

  22. sandra carvalho

    t enho hipertiroidismo e muitas duvidas. meu medico pediu para fazer iodoterapia ; nao sei o que e melhor . estou com o peso muito baixo nao consigo ganhar peso novamente . tomo formulas que contem vitaminas , tipo reposiçao hormonal e tambem propiltiuracil. porque a tieroide e um orgao tao complicado

  23. Germano

    bomdia!
    Minha mãe fez uma cirurgia de tireoide, onde foi ecessario fazer uma extração dela, já faz 2 anos ela está ate hoje com fortes dores e incomodos na area do pescoço. É normal?

  24. sandra luhrs

    Gostaria de saber,se posso tomar puran amamentando,sempre tomei mas quando soube que estava gravida parei,hj meu bebe ja esta 7 meses,pode prejudocar ele? obragada

  25. celia

    Tenho 1 nodulo coloide, e gostaria de saber se mesmo tendo as taxas de hormonios normais, de alguma forma a presença dos nodulos podem causar alguns sintomas como depressão, cansaço em demasia? grata

  26. Débora

    Olá vejo aqui a muita
    gente preocupada
    Não precisa ter medo
    quando apareceu um
    caroço em meu pescoso
    eu desesperei
    tive medo chorei
    sofri por antecipação
    imagina mil coisas
    tudo ruim.
    no fim não era nada tão grave
    grave era a tiroide
    inchada e não tinha
    nem nodulos
    Hj tomo puram t4
    Não digo que
    minha vida é normal
    ainda tenho sintomas
    toma a 3 meses
    e me sinto muito
    cansada falta de ar
    desanimo e tbm
    estou 12 kg acima do
    peso
    Mas acalmem que na
    maioria das vezes não é gr
    grave só tera que fazer o acompanhament
    acompanhamento
    e c cuidar direito
    nunca ninguém morreu
    de tiroidea não ser que nunca cuid
    cuidou.
    Fiquem com Deus.

  27. sofia mestre

    ola sofia 30anos tenho anti corpos elevados a ecografia deu micro-nodularidade e micro.quistos 2-3mmbilaterais sera preocupante o q devo fazer aguardo resposta obg

  28. Fique Linda

    Prezada Rita,

    Para esclarecer as dúvidas, passar por uma avaliação com um endocrinologista ou nutricionista é indispensável, só eles poderão receitar exatamente o que você deve ou não comer/fazer para alcançar seu objetivo.

    Abraços,
    Fique Linda

  29. Fique Linda

    Prezada Sandra,

    Para esclarecer as dúvidas, passar por uma avaliação com um endocrinologista ou nutricionista é indispensável, só eles poderão receitar exatamente o que você deve ou não comer/fazer para alcançar seu objetivo, e responder detalhadamente a importância de sua tireóide.

    Abraços,
    Fique Linda

  30. Ludmila

    Ola, Meu nome é Ludmila, tenho 19 anos, certa de 2 meses descobri minha tireóide, fiz o ultra-som e foi localizado um nódulo de 5 mm.
    O medico me disse que não tenho como fazer a punção, pois o nódulo é muito pequeno e com certeza não sairia certo. Como irei fazer para saber que tipo de nódulo é o meu???
    Percebi também que o medico ficou muito assustado, pois quando fiz o ultra-som minha tireóide estava 3x maior que o tamanho normal e ontem fui ao medico ele me disse que esta maior ainda.
    E estou preocupada porque não paro de engordar, nas ultimas 2 semanas engordei 3 kls.
    Por favor, me responda urgente.

  31. Fique Linda

    Prezada Ludmila,

    Procure seu médico e peça-lhe respostas conclusivas. Realizado isto, se ainda estiver com dúvidas, busque um novo médico, e tente manter-se tranquila.

    Abraços,
    Fique Linda smilies/wink.gif

  32. Fique Linda

    Prezados Germano, Tamiris, Gecilene, Cris Morais

    O mais recomendado nesses casos é ir a um médico da confiança de vocês, só ele como profissional pode fazer o diagnóstico correto e esclarecer suas dúvidas sobre a cirurgia da tireóide e como proceder em relação a tratamentos e medicamentos.

    Um abraço,
    Fique Linda

  33. alici

    ola!sera q tenho tiroide?a um tempo atras fins um monte de enxames deu falta de hormonios e desde de muito tempo nao mestrou a uns 5 anos +ou- ,to engordando muito paresso estar enxada tento engravidar nao consigo sera q pode ser tiroide?

  34. michele regina

    tenho um caroço do lado esquerdo da garganta e estou preocupada,ñ sei o q pode ser e constantemente me sinto sufocada e estou a quase uma semana como dores no pescoço e dores de cabeça preciso de uma orientação..me ajude

  35. ana angelica ribeiro santos

    olá senhores vcs pode me ajudar? tenho um nodulo enorrme na tiroide, já fiz todos os exames possíveis,ultra som, punção ,eletrocardiograma, rx do torax e exames de sangue todos pré operatorio, só que o médico mandou repetir os exames de sangue o calcio estar muito baixo. preciso saber no que implica ou as complicações cirurgicas?

  36. Fique Linda

    Prezada Ana Angélica,

    Sugiro que você fale com seu médico sobre suas dúvidas, receios e medos. Para deixá-la tranquila é necessário que fale com o profissional que está cuidando de você, pois ele já tem o histórico dos seus exames e poderá indicar o tratamento ou cirurgia adequadas para seu caso.

    Abraços,
    Fique Linda

  37. Fique Linda

    Marinalva,

    Caso você tenha dúvidas quanto ao procedimento, é recomendável que você retorne a seu médico, afinal é ele quem está cuidando de sua saúde.

    Abraços,
    Fique Linda

  38. Fique Linda

    Prezado Roberto,

    O mais indicado é que você marque uma consulta com seu primo, e converse com o médico dele. Assim você não só soluciona suas dúvidas como ajuda-lhe nesse complicado momento.

    Abraços,
    Fique Linda

  39. Fique Linda

    Prezada Marisa,

    Caso você tenha dúvidas quanto ao procedimento, é recomendável que você retorne a seu médico, afinal é ele quem realizou a cirurgia e cuida de sua saúde.

    Abraços,
    Fique Linda

  40. Fique Linda

    Prezada Celina,

    Caso você tenha dúvidas quanto ao procedimento e como proceder em algumas situações, é recomendável que você retorne a seu médico, afinal é ele quem está cuidando de sua saúde.

    Abraços,
    Fique Linda

  41. Rosemeire

    Olá, eu fiz a cirurgia da tireóide, e deu compicação n cirurgia, tive sangramento, e hoje eu sinto muitas dores, a cirurgia foi dia 02/12/08.

  42. Fique Linda

    Prezada Ana,

    Acalme-se,converse com seu médico.
    Ele certamente esclarecerá suas dúvidas.

    Abraços,
    Fique Linda

  43. Debora

    Olá,fiz a punção em cinco nodulos que tenho e o resultado foi benigno,os exames de sangue dizem que os hormonios não estão alterados,mas,mesmo assim minha médica me encaminhou para cirurgia,será que realmente existe essa necessidade se na verdade os nodulos não estão afetando nos hormonios

  44. Andréia

    retirei a tireoide totalmente, 2 dias de internação, mal estar ao acordar da cirurgia por conta da anestesia. Tomo cálcio desde a cirugia e continuo fazendo reposição hormonal com syntroide 125 mg dia. Estou bem, o tumor era benigno!
    Ainda sinto fortes dores ósseas…alguém sabe me dizer se isso tem relação com cirurgia???

  45. karoline

    descobri qe estou com tiroide tem cirugia?
    fica marca da cirugia e se nao operar é verdade
    qe cresce o papo me expliquei por favor
    obrigado.

  46. eliana

    oi meu nome /e ELIANA tenho 37 anos a 5 anos operei tirei metade de minha tireode e estou engordando muito e inchando e nos exames t3 t4 tsh estão normal so que minha mestruaçao vive enrregular podi ser da tireode aqui em minha cidade ñ tem endrolologista so clinico geral obrigada eliana

  47. nadia helena de loliveira lana

    Tenho cinco nódulos,sendo dois deles bem grandes,o médicode cirurgia de pescoço e cabeça indicou a retirada total da mesma. Estou muito apreensiva, e gostaria de saber o que posso sentir depois da cirurgia, quais os danos que terei e se esses existem realmente.

  48. Márcia Regina Pereira

    Ola, Eu gostaria de saber se tem algum perigo nessa operação, porque eu tenho que fazer mais estou morrende de medo, queria saber como é feito está operação

  49. Fique Linda

    Prezada Nadia,

    Acalme-se, anote suas questões e retorne a seu méico, peça-lhe respostas. Caso ainda tiver dúvidas ou insegura, procure um novo médico, certamente alguém irá lhe passar a segurança devida para a relização do procedimento.

    Abraços,
    Fique Linda

  50. Fique Linda

    Prezada Eliana,

    Você deve se consultar com um endocrinologista, será que a cidade vizinha não tem um?

    Abraços,
    Fique Linda

  51. Fique Linda

    Prezada Karoline,

    Sugiro que anote todas as questões que você tem, retorne a seu médico e finalmente solucione-as. Afinal se é caso de cirurgia ou de medicamentos, ele deve informar-lhe sobre tudo.

    Abraços,
    Fique Linda

  52. Fique Linda

    Prezada internautas,

    Sugiro que vocês retornem a seus médicos e informe que ainda sentem dor, só ele pode ajudá-las, afinal ele foi quem diagnosticou e tratou o problema.

    Abraços,
    Fique Linda

  53. Fique Linda

    Prezada Debora,

    Você deve procurar uma segunda opção caso você não estiver segura com a opinião de sua médica.

    Abraços,
    Fique Linda

  54. Fique Linda

    Prezada Márcia,

    Sugiro que questione seu médico, pois foi ele quem lhe fez a avaliação.

    Abraços,
    Fique Linda

  55. maria aparecida das merces

    GASTARIA DE SABER SE EXISTE CIRUGIA PARA HI POTIROIDISMO,NÃO AGUENTO MAIS TOMAR EUTIROX OU PURAN T4.SE SUBER ME AVISA POR FAVOR OBRIGADA.

  56. silvana

    ola olha acho que ytenho isso faz, ja um tempinho sinto dor no pescosso quando fico nervosa , uma hora engordo outra emagreço e doi de mais mas não sei como faço para descobrir , gostaria de ajuda fico muito grata.

  57. Fique Linda

    Prezadas internautas,

    Se vocês sentem dores após a cirurgia, o mais indicado é retornar no médico e contar-lhe tudo o que se passa com vocês, quando e como acontece a dor, entre outros.

    Para responder as questões quanto a percepção do problema e saber se seu caso é cirúrgico, é necessário realizar uma consulta com um médico endocrinologista, ele fará toda uma avaliação afim de solucionar seu problema.

    Abraços,
    Fique Linda

  58. salete maria da rocha

    fiz 3 cirurgia de tireoide a ultima foi dia 29 de abril de 2009 o medico fez esvaziamento é assim que ele falou só que desde a segunda cirurgia eu sinto um estorvo na garganta parece que tem algo dentro da garganta e tbm o lado onde foi feito a cirurgia se contrai como se os nervos estivessem se encolhendoentao sou muito nervosa faço uso de alprazolan tenho sindrome do panico.será que pode ser nervos?pq o medico diz que minha garganta nao tem nada.o que pode ser? me responda por favor

  59. mayra rios saores

    oi! eu tenho tireoides e queria saber se eu ñ querer
    fazer cirugia eu posso tomar medicamentos
    a tireoides está um pouco avançada mais
    estou com medo de fazer uma cirugia
    tenho 27 anos.

  60. Mônica

    Boa Tarde.
    Estou com algumas dúvidas. Hoje fiz a cirurgia da tireoide e por causa disso tenho que tomar o Puran T4 125mg preciso saber o que pode acontecer comigo tomando este remédio com esta dosagem? E se posso continuar amamentando? Por favor algum médico especealista pode responder essas perguntas para mim? E outra a empresa que hoje estou trabalhando vão fazer a minha demissão dia 15/06/2009 e ainda tenho uma outra cirurgia para fazer dia 27/08/2009 pois tenho um cisto na prega vocal, isto pode acontecer também? Eu já sabia que estaria sendo desligada da empresa assim que fizesse a cirurgia que seria no dia 13/05/2009 mas infelizmente por algumas falta de informação dos meu médicos a cirurgia acabou sendo reagendada para o dia 27/08/2009. A empresa sabe que estava com esses dois problemas na garaganta desde 2008 e mesmo assim eles valaram que não podem mais ficar comigo na empresa porque não tem mais o meu setor. O que posso fazer?
    Por favor alguém poder me orientar?

  61. Fique Linda

    Prezadas Mayra e Salete,

    Se vocês sentem dores após a cirurgia, o mais indicado é retornar no médico e contar-lhe tudo o que se passa com vocês, quando e como acontece a dor, entre outros.

    Abraços,
    Fique Linda

  62. Fique Linda

    Prezada Mônica,

    Infelizmente não há médico que possa responder suas questões, senão aquele que está acompanhando seu tratamento, diga-lhe o que se passa e questione os motivos de você precisar tomar o remédio.

    Quanto a seu emprego, talvez seja o momento de você buscar um auxílio jurídico, assim você saberá como proceder.

    Abraços,
    Fique Linda

  63. valquiria

    fiz exames de ultrasson e constou um cisto depois fiz o exame do PAFF e constou dois nodulos de bocio coloide quero saber se realemnte precizo operar ou se tem tratamento com redios de ervas por favor me responda o mais rapido possivel estou com medo e meu papo cresce e todos pergunta e ja me incomoda obrigada aguardo resposta

  64. Fique Linda

    Prezada Valquiria,

    Recomendo que você retorne a seu médico e peça-lhe indicações e esclarecimentos quanto ao resultado dos exames e possibilidades de solução. Além disso, caso você não se sinta confiante com ele, busque um novo diagnóstico com outro médico.

    A informação médica via Internet pode complementar, mas nunca substituir a relação pessoal entre médico e paciente. Por suas limitações, não deve ser instrumento para consultas médicas ou diagnóstico clínico.
    Fonte: Código de Ética Médica.

    Abraços,
    Fique Linda

  65. valquiria

    Entao eu falei com meu medico ele disse que unico jeito é cirurgia mesmo mas mesmo assim cheguei a ir me operar ai ele conversou com meu marido e disse que poderia ficar sem fala ai me deu mas medo ainda gostaria de saber se realmnte isto bocio coloid é caso cirurgico ou poderia ir levando isto assim mesmo mas ele me disse que poderia crescer pra dentro do esofago ai q me deu medo sera que tenho mesmo que operar agora estou tentando passar em poutro medico pra ver isto obrigada pela resposta aguardo outra

  66. Fique Linda

    Prezada Valquiria,

    Exatamente, procure outra opinião sempre que se sentir insegura quanto o diagnóstico.

    Abraços,
    Fique Linda

  67. severina dos ramos mendonça de andrade

    sao 21 dias apos cirugia,e sinto cansada e falta de ar,sera que é poucos dias apos ou devo me prucupar,trabalho com a voz e ja voltei a trabalhar(sou instrutora de auto escola0

  68. Fique Linda

    Prezada Severina,

    Caso você tenha dúvidas quanto ao procedimento, é recomendável que você retorne ao profissional que fez sua operação, afinal você confiou nele e ele é o mais indicado para esclarecer suas dúvidas.

    Abraços,
    Fique Linda

  69. Bernadete pandolfo Marmentini

    Estou com carroço no pescoço e meus hormônios são baixos, fui indicada pelo médico pra fazer cirurgia de turóide. Minha mãe tinha e as minhas irmãs todas tem, será que todas nós temos que fazer cirurgia?. No hospital onde faz na sala de espera tinha muitas mulheres la e todas com cicatrizes feias no pescoço. Quero saber se tem outro geito de retirar sem ficar cicatriz?

  70. Fique Linda

    Prezada Bernadete,

    Não existe cirurgia sem cicatriz, geralmente a marca fica discreta com o decorrer do tempo. Entretanto, se a cicatriz tornar-se motivo de incômodo, você pode buscar cremes e até cirurgia plástica para diminuí-la.

    Abraços,
    Fique Linda

  71. VANIA

    boa tarde.eu a pouco tempo soube k tinha um nodulo na tiroide de 13 mm numa ecografia k fis a tiroide por que eu ando com uma afeliçao ao engolir e meia volta parece k vou ficar esganadaa a engolir pois fico bastante afelita.mas o medico k me viu o resultado da eco disme para nao me preocupar para deijar andar durante 6 meses e voltar nessa altura fazer a eco para ver se aumentou ou nao o problema é k me tinham dito k se tivese mas de 10 mm teria k tirar nem a tal de biopsia me endicou fazer porque o nodulo é pequeno.estou com medo e ainda mais eu etava a pensar em engravidar pois vou fazer amanha 29 anos e ceria muitio engravidar por esta altura .sera k alguem me pode dar uma ideia doque fazer?obrigada é mesmo importante para mim vossa openiao

  72. Fique Linda

    Prezada Vania,

    Talvez seja a hora de seguir apenas as indicações de seu médico e acalmar-se.

    Abraços,
    Fique Linda

  73. lucimara

    ola fiz uma cirurgia para tirar um nodulo que era benigno ,ja fazem tres meses e estou muito bem até emagreci um pouco ,tinha insonia e agora não tenho mais ,quem tiver que operar que o faça pois tudo melhorana qualidade de vida

  74. lucimara

    oi ana ,fiz a cirurgia a tres meses estou bem minha cirurgia levou apenas uma hora e no dia seguinte fui pra casa tomei anestesia geral e foi tudo bem só tenho que continuar tomando o hormonio tiroidiano euthirox tenho 44 anos e não tive medo beijos e boa sorte

  75. Luciane

    Fiz uma cirugia da retirada da tireóide,tenho muitoos problemas com a falta do calcio. e não consigo
    atingir a dozagem do puran t4 ,se no cazo eu parar de tomar o remedio ex:puran t4 oque pode acontecer ?

  76. Luciane

    fiz uma cirugia da tireóide, depois de três dias voltei para o hospital com retimia cardiaca,até hoje
    sinto dormencia nas pernas nas mãos,tomo puran t4 mas não consigo atingir a dozagen certa, ando muito cansada e muito nervoza . se no cazo eu parar de tomar o remedio puran t4 oque pode acontecer ? me responda por favor .

  77. Fique Linda

    Prezada Luciane,

    Recomendo que você procure seu médico para responder-lhe essas questões, afinal quem avaliou sua saúde e prescreveu o remédio foi ele.

    Abraços,
    Fique Linda

  78. Valquiria

    Meu nome é Valquiria ha uns dias atraz estava com medo da cirurgia e operei ja e correu tudo bem agora estou com 15 dias de cirurgia o medico retirou parcial e deu benigno meu resultado mas agora ha uma duvida pq ainda meu pescoço esta muito duro do lado direito e os nodulos estavam do lado esquerdo gostaria de saber se é normal ou se vai ficar assim? so retorno no meu medico dia 07 e vou fazer um exame de sangue pra saber se meu organismo se comporta bem sem este lado parcial q ele retioru e ja me explicou q se meu orgnismo nao reagir irei tomar remedios de hormonio a vida toda gostaria de saber se é normal este lado duro obrigada aguardo resposta

  79. Valquiria

    Meu nome é Valquiria ha uns dias atraz estava com medo da cirurgia e operei ja e correu tudo bem agora estou com 15 dias de cirurgia o medico retirou parcial e deu benigno meu resultado mas agora ha uma duvida pq ainda meu pescoço esta muito duro do lado direito e os nodulos estavam do lado esquerdo gostaria de saber se é normal ou se vai ficar assim? so retorno no meu medico dia 07 e vou fazer um exame de sangue pra saber se meu organismo se comporta bem sem este lado parcial q ele retioru e ja me explicou q se meu orgnismo nao reagir irei tomar remedios de hormonio a vida toda gostaria de saber se é normal este lado duro e tb queria saber quanto tempo tenho pra estar voltando a fazer limpeza em casa se ja posso ou tem um tempo que meu medico nao me falou?obrigada aguardo resposta

  80. Fique Linda

    Prezada Valquiria.

    Sugiro que você esclareça suas dúvidas com seu médico, só ele pode ajudá-la visto que foi ele quem a avaliou e realizou a cirurgia.

    Abraços,
    Fique Linda

  81. Isabel

    Gostaria de fazer uma cirurgia plastica no abdomen, ao fazer exames percebi
    q a tireoide não está funcionando bem. Será q poderei fazer essa cirurgia????

    responda c/ urgencia, por favor..

    obrigada..

  82. Fique Linda

    Prezada Isabel,

    Só seu cirurgião plástico poderá responder essa questão, entretanto, acalme-se e aguarde a resposta de seu médico.

    Abraços,
    Fique Linda

  83. NILCELIA

    Olá queridas quantas pessoas com o mesmo drama .
    Eu tinha nodulo e deu que era maligno faz dois meses que fiz a cirurgia ,mas coloquei nas maus do Senhor orei muito pedi orientação de meu pastor que e um homem abençoado por Deus ele comprou abriga comigo, a minha vitoria não foi de um dia para outro forão um ano e dois mesmo esperando pelo milagra, mas graças a Deus estou aqui pra dizer estou curado não foi preciso nem fazer a iodoterapia .
    Só tenho a dizer pedi ao Senhor confia poe sua fé em ação que Deus esta curando..
    Nilcelia

  84. lnsandra

    Por favor me ajude !

    Tenho que fazer uma cirurgia de tireóide, mas está demorando muito. Aqui em Maceiò- Alagoas, só tem médico para dezembro em diante. Mesmo sendo na rede particular. Desde de maio que corro contra o tempo , mais não consigo. a quem devo recorrer? O médico me informou que tem que ser rápido.

  85. Fique Linda

    Prezada Insandra,

    Infelizmente não há muito a ser feito, sugiro que continue procurando um médico disponível para realizar o procedimento.

    Abraços,
    Fique Linda

  86. Dulce

    tenho nódulo de 6mm na tireóide a médica endocrinologista disse para aguardar 4 meses e repetir o ultrasom não solicitou pulsão mas tudo q é começo é melhor o resultado, achei estranho pensei em procurar um otorrino pois ele tb é da garganta, estou certa?

  87. Fique Linda

    Prezada Sulce,

    Tendo em vista que há dúvidas quanto ao tratamento sugerido por outro médico, recomendo que você procure outro endocrinologista para avaliar seus exames e auxiliá-la em como proceder.

    Abraços,
    Fique Linda

  88. B.Patricia

    Eu tive cancer na tireoide papelifero e folicular e gostaria de saber se e normal sentir muitas dores no pescoco, gostaria de saber se e normal pois eu ja fiz a cirurgia a mais ou menos 2 anos

  89. Fique Linda

    Prezada Patricia,

    Caso você tenha dúvidas quanto ao procedimento, é recomendável que você faça uma avaliação com um cirurgião de sua confiança. Mas, você deve seguir o que o profissional que fez sua operação recomenda afinal você confiou nele e ele é o mais indicado para esclarecer suas dúvidas.

    Abraços,
    Fique Linda

  90. cássia 37

    Boa tarde!!!..
    Sou Cássia, tenho tireóide a hipotireoidismo
    fazo tratamento mas meu medico suspendeu o medicamento da tireóide, agora tomo medicamento p/
    controla o peso remédio p/ emagrecer esta correto? quando eu paro de tomar eu emgordo tudo de novo.
    Sei quem tem esta doença não pode parar de tomar o remédio porque então ele suspentedeu a medicação da tireóide? Por favor me ajude estou confusa devo confiar nele? abraço…Cássia

  91. PATRICIA SANTOS LIMA

    ESTOU GRÁVIDA DE 4 MESES, E ESTOU COM UM NÓDULO NO LOBO DIREITO DA TIREÓIDE……DEPOIS QUE EU SOUBE DA GRAVIDEZ, PASSADO ALGUNS DIAS ISTO APARECEU…….POR FAVOR ME AJUDEM, ESTOU PREOCUPADA TANTO COMIGO QUANTO AO MEU BEBÊ……..SERÁ QUE É PERIGOSO? NÃO CONSIGO COMER DIREITO, E NEM BEBER ÁGUA, VOMITO QUANDO ESCOVO OS DENTES, E ME ENCOMODA MUITO……….SERÁ QUE POSSO FAZER CIRURGIA DURANTE A GRAVIDEZ? PREJUDICA MEU BEBÊ? TIRE MINHAS DÚVIDAS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

  92. janaina gomes canto

    eu nunca engravidei depois ter descubrido que tinha tireoide a medica passou puran t 4 depois aparece gravida eu gostaria de saber se faz mal eu tomar o remedio amamentando ja tentei que so uma consulta com indrocno mais ta dificio preciso dessa resposta com urgencia pois ja esta atacando em mim a indisposição e preciso cuidar da minha filha por favor me ajude me responda desde ja agradeço

  93. Fique Linda

    Prezada Janina,

    Infelizmente não podemos esclarecer essa dúvida, pois isso consiste em informação médica. Sugiro que ligue no consultório de seu médico e peça a informação via fone.

    Abraços,
    Fiue Linda

  94. irany

    gostaria de saber qual o motivo se pede uma citilografia de tireoide e o preço varia em torno de quanto……………. na momento da cirurgia na retirada de nodulos tem que colocar dreno em quais casos é nescessario ou não

  95. Angela Zazula

    Meninas,
    Não se desesperem, eu estou há dois anos com nodulo na tireoide e graças a uma endocrino que nao solicitou punçao aspirativa, estou com cirurgia marcada. Ocorreu que depois de dois anos realizei a punçaõ e o resultado foi duvidoso….tomei a liberdade em colocar o site da sociedade brasileira de criurgioes de cabeça e pescoço que ira sanar suas duvidas mais frequentes. Coloquem suas tireoides nas maos de Deus e tudo vai dar certo.
    http://www.sbccp.org.br/publico_perg_resp_tiroide.php

  96. natacha

    tenho hipertireoidismo a 7 anos,uma certa medica me fez muito medo disse que eu tinha q me operar depois disse q não ia me operar e ficou nessa até falou q eu ia morrer e tal.então depois dessas coisas q ela me disse eu fiquei com muito medo e todo mundo que converso sobre isso tbm me faz medo.quais são a s chances de uma pessoa não sobreviver em uma cirurgia dessas?o fato é ter medo msm?mande-me a resposta o mais rapido possivel….

  97. Suelen Soares da Silva

    Boa tarde, em setembro de 2009 fiz a cirurgia da tireóide, e em Novembro fia a radioterapia e após isso ja engordei mais de 6 KL gostaria de saber o porque, tomo cyntroid de 137 mg tenho uma alimentação saudável, e a minha dúvida é se é de engordar mesmo ou se estou inchada pq o remédio ainda não está na quantidade certa?
    Por favor me ajudem estou me sentindo muito mal e com a alto estima baixa.
    Muito obrigada

  98. Janice Leonez

    Olá Pessoal!!

    Me submeti a cirurgia da tiróide no dia 10 de Março 2010.
    A principio estava um pouco com medo que e´ normal, mas sabia que a cirurgia seria melhor pra mim pois tinha dois nódulo na tiróide, e graças a Deus a cirurgia foi um sucesso, o pos operatório também, não precisei de usar dreno, graças a Deus deu tudo certo a única coisa que sentir foi um incômodo na garganta na primeira SEMANA mas logo fiquei bem, ja estou tomando o hormônio pra tiróide e estou me sentindo bem melhor.

    QUE O SENHOR JESUS ABENÇOE A TODOS, QUE JA OPERARM E OS QUE AINDA VAO OPERAR TENHA FE QUE TUDA DARÁ CERTO COM JESUS NO BARCO NAO DEVEMOS TEMER A NADA, DEUS ABENÇOE A TODOS.

  99. maria aline

    oi meu nome e aline meu medico descobriu 3 nodulos na minha tireoide pediu para fazer a punçao ainda nao estou com o resultado, mas gostaria de saber qual a relaçao entre a cirurgia de tireoide e o calcio e se todos que fazem essa cirurgia engordam pq eu ja sou um pouco gordinha .
    obrigada

  100. maianny

    c a retirada da tireoide engordamos ou ñ?
    fiquei sabedo q só retemos liquidos e o peso seria auterado de 3 a 5 kg no maximo.onde estar a verdade?

  101. maria lucia

    lmeu filho tem hipertiroidismo ele vai operar no dia 13 de julho ele esta muito nervoso,depressivo ontem ele deu uma crise de choro e falou em suicidar, ele evangelico,eu estou muito preocupada .ele,tem 22anos .A 4 meses q descobriu q ele tinha essa doença.Deus e maiorW

  102. tuani

    Oi tenho 21 nos estou com um nodulo da tireoide de 5mm mais sito dores e uma agonia enorme no pescoço a medica esta querendo deixa-lo para poder observa mais eu não quero pois encomoda .
    Yem como fazer a retirada desse nodulo?

  103. Robson Antonio da Silva

    Meu nome é Robson; tenho 39 anos hj é exatamente o primeiro dia após a minha alta do hospital, fiz minha cirurgia dia 09/08/2010, mas independente do que veio antes ou do pós operatório, estou me sentindo otimo, terça feira que vem dia 16/08/2010 sera minha primeira vizita aos medicos que me operaram, acredito que seja para tirar os pontos, os drênos, me passarem mais informação de como me tratar e como prosseguir de agora em diante e tudo o que apartir agora for nescessario . O que eu tenho a dizer a quem ler este pequeno relato e passa ou passou pelo que estou vivendo agora é: CONFIE MAIS EM DEUS, ELE É BOM E MISERICORDIOSO e jamais te abandonara; DEUS sempre esteve ao meu lado e não seria agora que ELE iria me abandonar, por tanto… não se desesperem, não se entreguem ao derrotismo, confie em quem te ama, acima de tudo confie em DEUS.
    Se vc conseguir erguer sua cabeça, e continuar a seguir em frente, vera que com o passar do tempo, todo este sofrimento sera passado, vc estara mais fortalecido e assim como eu agora estara apto a dizer a outros, NÃO SE DESESPERE, DEUS JAMAIS IRA TE ABANDONAR, eu sempre confiei em DEUS por isto sei que ELE sempre ira me amparar, DIFERENTE DO QUE ALGUNS PODERAM ESTAR PENSANDO A RESPOSTA É NÃO…não sou evengelico e nem estou fazendo algum tipo de pregação, só estou dizendo para quem precisar fazer como eu fiz, CONFIEI EM DEUS e estou certo que que obtive uma vitória.
    Agradeço tb aos meus amigos que tanto me deram força, a MINHA FAMILIA MARAVILHOSA , familia esta a qual DEUS tb me deu ,para que me amassem e me decem força em todos os momentos de minha vida, AGRADEÇO A EQUIPE DO HOSPITAL DE BASE DE S.J. RIO PRETO-SP que fizeram um otimo trabalho, aos enfermeiros e enfermeiras que cuidaram de mim com toda atenção do mundo, a MEUS IRMÃOS E MINHA MÃE (anjo que DEUS pos na terra para cuidar de mim) QUE ESTIVERAM AO MEU LADO O O TEMPO TODO, A MEU PADRASTO, e ao meu PAI que la do CÉU, COM CERTEZA ESTAVA INTERCEDENDO JUNTO A DEUS para que ELE me proteje-se.
    Portanto, a quem ler este relato, confie em DEUS , pois ELE intercedera a seu favor, não se desespere, não se jogue ao derrotismo, pois no final…. TUDO ACONTECE POR VONTADE DO PAI, NENHUMA FOLHA CAI DE UMA ARVORE SEM QUE ELE PERMITA, TUDO TEM UM MOTIVO, e não importa o que aconteça, DEUS SEMPRE ESTARA AO NOSSO LADO.
    Fiquem com DEUS
    PAZ e SAUDE para todos nós

  104. francileide diniz fonseca

    ja to com tireoide a cerca de 2 anos, meu medico mandou eu tomar uni propralol ( cloridrato de propranolol) mais não ta fazendo efeito, minha tireoide ja ta crescendo cada vez mais. o que que eu faço , procuro outro medico? me aguda …

  105. luanna azevedo

    boa tarde meu nome e luanna e fiz punçao nodulo e fui sugerido retirada noduno a dr sugeriu retirar os dois , o laudo nao deu maligno apenas coloide, eu tenho medo sobre a questão de não poder mais engravidar e questao de engordar…e mais ter que tomar o resto da vida medicação…qu queria saber oque vc cham..eu devo fazer cirurgia..e ques tao de engravidas e engordar,,,vc conhecem algum caso desse. fico no agurado.

  106. Elisa

    Boa noite! Tenho uma irmã portadora de transtorno mental que precisa fazer esta cirurgia, mas aqui em Alagoas só esta sendo realizada paricular a mesma não possui condições financeiras. Como posso acionar o Ministério Público para garantia deste procedimento cirúrgico?. Agradece Elisa

  107. Eliana cruz

    olá sou Eliana de Ituberá bahia, senti uma forte dor no musculo do torax ao musculo do coração. Fiz um exame de TSH e deu 500 UI-ML corro um risco de infarto ?Já engordei muito e tomo Puran T4 de 75, por favor me respondam.

  108. valdemira

    Retirei a tireoide faz 12 anos. Agora descobri que tenho 2 nódulos de 1cm e 2,4cm. O medico mandou fazer uma biopsia, estou com medo, pois ando a fazer quimio, pois fui operada à mama.

  109. CÉLIA

    EU ESTOU PRESTES A FAZER UMA SIRUGIA DA TIRIOIDE E ESTOU COM MUITO MEDO TENHO 50 ANOS POIS TENHO MADO DAS SIRUGIAS

  110. Glória!

    fiz a cirurgia a 6 meses atrás e mim sinto indisposta até hoje mesmo fazendo ormonal??
    o q devo fazer para melhorar essa indisposição??? …
    aguardando resposta

  111. VANESSA MARIA DA SILVA

    meu nome e vanessa tenho 29 anos e ha 1 ano e meio a minha endocrina diagnosticou hipotireidismo tomo o PURANT4 mas o resultado do tsh hora fica 6.00 hora fica 12.00 ,a medica aumentou a dosagem estou tomando agora PURANT4 100mgs,o q pode estar acontecendo sera q e algum problema de absorçao ?ME AJUDE POR FAVOR

  112. Claudia martins nascimento

    Olá sou Claudia tenho 22 ano tenho tireoide ja a 3 anos, nao tenho nodulos mas antes a minha era de emagrecer, mas agora e de engordar eu possso fazer uma cirurgia assim mesmo pois nao aguento mais engoradar

  113. luane fernanda nunes faleiro

    bomm dia!!!!
    meu nome é luane, tenho 19 anos,e um filho q vai fazer dois anos eh junho
    uns mezes depois q ele nasceu,minha vó reparou q meu pescoço,estava mas alto..
    entaum eu fui no médico.,fiz todo os exames e deu tereoide e animia
    mas eu naum sinto nenhum sintoma de tireoide,as vezes eu fico com falta de ar,
    e naum consigo engorda pos eu queria ter corpão,mas sou normal.
    amanhã é a primeira vez q vou no médico, e eu queria saber se eu posso,operar e acabar de vez
    com isso..pos tenho vergonha,porq meu pescoço fica maior caroção..
    fico esperando sua resposta….bjs..

  114. carmen maria ximenes lima aragao

    oi,tenho andado com muitas duvidas, pois queria saber se seu operar os nodulos da tireoide se depois eu podrei engravidar normalmente,ou se corro algum risco de NAO ENGRAVIDAR!pois tenho ouvido que nao se consegue engravidar depois de operar os nodulos de tireoide., pois eu havia pensado em operar e depois engravidar, mas agora nao sei mas, pois tenho medo de depois da cirurgia eu nao conseguir mas engravidar,,,,ENTAO SERIA MELHOR ENGRAVIDAR ANTES DE OPERAR OU O BEBE TAMBEM CORRE RISCO POR CAUSA DOS NODULOS DA TIREOIDE:?ME AJUDEM POIS ESTOU MUITO TRISTE COM TUDO ISSO!!!

  115. Nega

    Olá fazem apenas 4 dias que fiz a cirurgia da tiróide estou pesando 79 kg será que vou emagrecer? a unica coisa que me incomoda é para levantar e andar, pois o pescoço fica para frente de tartaruga e doi muito o osso do pescoço e tenho medo, pois estou com tosse e fico com medo de tossir. Obrigada

  116. Suelen A. Lopes.

    Fui ao endoc. e à especialista de cirurgia de cabeça e pescoço.Eles me indicaram a cirurgia,mediante a exames já feitos.Meu nódulo é de apenas 1 cm,e me preocupo com a cirurgia e o pós operatorio.Como será,doutor?Obs:meu nódulo é benígno.

  117. Maria Aparecida Soares.

    Gostaria de falar que eu fiz a remoção total da tireoide,foi 5 horas de cirurgia,eu estava com suspeita de câncer, mais , graças a Deus porque ele preparou dois medicos abençoado ,ocorreu tudo bem não precisou nem colocar dreno, no começo as pessoas me fizeram muito medo falando que em 48 horas eu ia passar muito mal,e irria voltar para o hospital, não ficou cicatriz,foi costurado por dentro,fiz a cirurgia dia 15/07/2011,vou retornar ao médico 01/09, unicos sitomas que sentir esses dias foi um pouco de falta de ar e outro dia a noite o meu coração desparou não sei se é por calsa do hormônio que estou tomando( puran t4,mais não se preoucupe não é todo dia ,mais vou falar pro médico , e quem vai operar coloque Jesus na frente, e depois não se esqueça de agradecer.

  118. Susane N. Souza Borges

    Vou me submeter ainda esta semana a uma cirurgia de tireóide. Quando me dei conta de que a cirurgia era real, comecei a ficar desesperada por que são muitas as informações, são muitas novidades pra uma pessoa como eu que tem 35 anos e nunca precisou depender de remédios. Evito até analgésicos pra dor de cabeça! rsss…
    Medo da anestesia geral… medo de ficar mais gordinha depois da cirurgia… medo de diagnosticarem malignidade em alguma parte do imenso nódulo… medo de ter problemas com cálcio… medo de demorar a encontrar minha dose certa de hormônio… medo de não poder mais cantar no coral da igreja… medo, medo, medo!
    Neste momento me lembrei de que nada está nas minhas mãos em nenhum momento, mesmo quando penso que estou segura. Tantas coisas podem acontecer na vida da gente.( As pessoas que trabalhavam em uma manhã normal nas Torres Gêmeas estavam com sentimento de segurança, imagino, mas não estavam de fato seguras.)
    Orei e coloquei minhas angustias e minhas aflições nas mãos do Senhor, foi Ele quem me fez e conhece meu corpo. O que estava ao meu alcance eu fiz, procurei bons médicos, fiz todos os exames, confirmei o diagnóstico, marquei a cirurgia e orei. Agora só me resta confiar e agradecer a Deus por ter a oportunidade de me cuidar (quantas pessoas não tem esta chance?), agradecer tbém a certeza que Ele estará comigo em qualquer situação e que, só assim estarei segura, perto do Pai, onde todo o medo se vai, onde encontrei a paz para acreditar que tudo dará certo!!! Estou bem mellhor agora!!!
    Orem, peçam fé, entreguem tudo nas mãos de Deus, a vontade Dele é sempre melhor do que a nossa vontade!!!
    Graaaaaaaaaande abraaaaaaço!

  119. marilda

    oi . tou aguardando cirurgia de tireoide. t nervossa pensso nos meus filhos . tenho 29 anos , t sonhado muito com isso .t com medo . o q devo fazr par me tranquilizr

  120. Manuela Aparecida da Costa

    Tenho 32 anos, estava me sentindo inchada, fui a uma endocrinologista; ela me pediu exame de sangue, levei, ai ela me perguntou se minhas unhas estavam fracas, meu cabelo caindo, caimbras, mal estar, intestino preguiçoso, cansaço, etc. Eu disse q sentia tudo isso, ela me receitou Puran T4, pois não sabia ao certo, mas talvez eu estivesse com hipertiroidismo, mesmo não aparecendo no exame de sangue. Acontece q estou tomando o Puran T4, e estou mais inchada ainda, será q devo continuar tomando, minhas mãos parecem q vão explodir, me sinto mais cansada do que antes, engordei e parece q não está me ajudando, por favor me ajudem, o q devo fazer? Parar de tomar até voltar na próxima consulta?

  121. ruth tavares lemos

    fis a cirurgia da tireoide á 4 dias estou me sentindo muito bem grassas a deus e ao medico cirurgiao de cabeça e pescosso dr; Marlos da Pas o importante é ser bem acompanhada por um proficional eu tive essa sorte o doutor Marlos é de uma capacidade absurda ele veio a esse mundo exatamente pra faser o que ele fais.

  122. nívea luzia

    olá, meu nome é nivea, tenho 26 anos, eu fiz uma ciruegia a 2 anos, retirei um pedaço da tireoide e o tumor foi maligno e faço acompanhamento médico de 6 em 6 meses, tomo puran t4 88 mg, nesses dias ouvi um comentario q meu problema da tireoide pode não deixar eu ter filho no futuro, isso pode acontecer?

  123. Ely

    Oi bom dia me chamo Eliane tenho 19 anos algum tempo átras descobri que tenho tireoide procurei um endocrinologista, fiz vários exames de sangue, ultrassom e a punção aspirativa e disseram que é um nódulo de 4 cm e é benigno, perguntei a ele se eu tomaria remédio ou faria algum processo cirurgico para a retirada do nódulo….
    Ele me respondeu que não. eu passaria por um preocesso eles iriam injeitar etanol com um outro tipo de remédio mas não entendi nada, passei em um hospital publico mas desisti pois fiquei mais de 4 meses esperando uma vaga…
    Perguntei ao médico se a cirurgia não é o melhor processo para o meu caso.ele disse que não pois ele disse que meu teor de hormonio no sangue é normal, não tenho sintomas algum só apenas o nódulo na gargantas se eu entrar na fila de espera para fazer a cirurgia é de +ou- 3 anos ou mais.
    Ele iria tentar os processos com medicamento para abaixar o nódulo pois diz que é liquido retido iriam tirar com a punção aspirativa, os nódlo solidos com introdução de etanol.
    Gostaria de saber se eu sofro algum risco se no caso é necessário a cirurgia
    Espero Resposta
    Att….

  124. Sonia Feuchtinger

    tambem estou passando por varios problemas com a tireoide , e amanha dia 28.02.2012 irei a uma consulta e saberei a decisao do medico se serei operada ou nao, estou com um pouco de medo mas hoje lendo os testemunhos e respostas fiquei bem mais alegre e com coragem , mas vou optar por operar nao quero ficar com esses nodulos , tenho medo que depois virem cancer pois minha familia ja tem problemas com cancer, mas agradeco a todos os comentarios.

  125. sonia feuchtinger

    tambem tenho muita dificudade pois aqui na alemanha apesar de ser tratada pelos medicos muito bem, e eles que decidem se irei p cirurgia ou nao, mas amnaha direi a ele que exijo fazer a cirurgia pois ha quase dois anos tenho muita dor e sinto muita falta de ar quando estao inchados os nodulos e os meus ja sao muito grandes , aqui na alemanha temos um medico normal e o outro radiologista mas quem decide e o medico clinico geral, o meu radiologista disse que dessa vez e os dois juntos que iram decidir sobre fazer ou nao a cirurgia.e mais uma vez obrigado pelos comentarios me ajudaram muito.

  126. Gissya Marly

    Olá, fiz a 1ano e meio uma cirurgia com retirada parcial da tireóide. Na época tive que viajar varias vezes para a Capital do meu Estado para fazer os exames pois morava no interior (cerca de 1300km). Era muito dificil para mim essas viagens(custos). Tive que fazer a cirurgia mas até hoje não fiz nenhum exame de acompanhamento pois só agora pude voltar para a capital. Na cidade onde morava não havia medicos para me atender. Estou preocupada. Será que estou bem? Estou tomando Puran T4, indicado pelo Médico por telefone pois enviei meus exames de sangue que ele havia pedido por fax. Hoje estou preocupada. Poderiam me dar algum conselho sobre o meu caso? Sei que devo procurar um médico com urgencia para saber como estou. Vou fazer isso o mais breve possível mas estou preocupada. Obrigada.
    Gissya.

  127. Luciana marçola de Souza

    Por favor me responda se é normal após 12 dias da cirurgia o local operado esta bem inchado com a sensação de ter uma bola no local.Não sinto dor só esse inchaço,è normal? Se for depois de quantos dias que tem uma melhora?Ah tirei a tiroide por causa de vários nódulos.Por favor me responda.desde já agradeço.

  128. LIDIANE OLIVEIRA

    HA POUCO TEMPO DESCOBRI QUE ESTOU COM UM TUMOR NO PESCOÇO ESTOU MUITO ASSUSTADADA POIS RECENTEMENTE COMECEI A SENTIR DORES E AGORA SERA QUE VOU TER QUE PARAR DE AMAMENTAR O MEU BEBê ME AJUDE POR FAVOR UM ABRAÇO

  129. Franklin Santos

    Boa noite.
    Fiz aciruigia na tireodia e n tenho mais ela, desde 2007, apos fazer 3 pci todasd tive que fica 30 dia sem toma o puran t4 ,estou ficando com o corpo com tremor sempre sera que tem haver com tudo isso , o que faço.

  130. marcio

    ola sou márcio, kero fazer cirurgia de tireóide, não pra mim, mas pra minha mãe, ela tem mais 30anos, é urgente. …gostaria de saber o preço da cirurgia…e q especialista q cuida?????obgdo….

  131. adriana cosmo

    ja passei por um medico de cabeça e pescoço ,fiz o exame da pulsão com agulhas , tenho 2 nodulos do lado direito , um inferior , e um exterior , ja foi feito a analise da biopsia , so que o medico que eu passei so daqui a tres meses que vai atender,posso esperar esse tempo para começar a me tratar, não tem que ser logo que diagnosticado ? que outro especialista posso mostrar meu exame um endocrino ou um mastologista ?

  132. sofia

    Ola meu nome é taina tenho 16 anos e tenho tireoide e ouvi falar que depois que a pessoa fazer a cirurgia não pode ter fihoos é verdade?

  133. ivanete cruz

    Minha cunhada operou, retirou o nódulo, fará a biópsia, tomará o iodo e tudo vai bem em nome de Jesus.Por favor não se desespere, Deus está no controle de tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *